sexta-feira, 9 de abril de 2010

Exercicios resolvidos

1)  Na condução o calor passa de um ponto para outro sem movimentação desse meio (C)
2)  Na radiação o calor se transmite por partículas do meio, que se movimentam de um local para outro. (E) Obs: O calor se transmite por partículas do meio, que se movimentam de um local para outro na convecção.
3)  O calor é a energia que passa do mais frio para o mais quente. (E)  Obs: O calor é a energia que passa do mais quente pro mais frio.
4)  A transmissão de calor por radiação ocorre com o contado fisico entre os corpos (E) Obs: Por radiação, a transmissão de calor ocorre sem contato físico.
5)  Na convecção, não ocorre passagem de energia de um corpo para outro, mas movimento de partículas, levando consigo a energia de uma posição para outra. Por isso, a convecção não pode ocorrer no vácuo (C)
6)  A transmissão de calor por condução ocorre com a passagem de energia de molécula para molécula sem que elas sejam deslocadas (C)
7)  Os metais não são bons condutores porque não possuem os elétrons externos ligados, tornando-se livres para transportar energia por meio de colisões entre os metais. (E) Obs: Os metais são bons condutores porque possuem os elétrons externos ligados.
8)  Na radiação o calor se transfere pelo espaço sob a forma de radiação infravermelha (C)9 ) As roupas escuras são mais absorventes do que as claras. Por isso, no inverno, usam-se roupas escuras; no verão dá-se preferência às roupas claras. (C)
10) Quando uma certa massa de um fluído é aquecida, suas moléculas passam a mover mais rapidamente afastando-se uma das outras. Essa forma de transmissão de calor é chamada convecção (C) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário