sexta-feira, 19 de março de 2010

Curiosidade: Cerveja gelada em menos tempo.


A dica é bem conhecida de muitos donos de bares: para gelar a cerveja mais rapidamente, de forma eficiente e barata, eles seguem a fórmula: misturar álcool, gelo e sal.

Mas, qual a explicação física para esse fenômeno? 

O ponto de fusão da água diminui quando se adiciona sal.  Por isso, ao adicionar sal, o gelo irá derreter a uma temperatura menor ou bem menor que 0ºC, dependendo da quantidade de sal adicionada. O processo de derretimento do gelo é um processo endotérmico, ou seja, absorve calor do meio para poder ocorrer. Uma vez que o gelo é derretido pela adição do sal, este processo rouba calor do meio externo, fazendo com que a temperatura da cerveja diminua abaixo de zero. Ela pode chegar a -19°C.

Outro fato é que a água na fase liquida conduz melhor o calor do que o gelo - gelo é um isolante térmico – por isso em lugares extremamente frios constroem-se casas de gelo, os chamados iglus, para se proteger das baixas temperaturas). Portanto, como resultado, a água líquida (na verdade, uma solução de água, álcool e sal) “retira” calor da cerveja com facilidade. E se a cerveja for acondicionada em lata (o alumínio também é um bom condutor de calor), ela perderá calor ainda mais rápido e, em poucos minutos, estará geladinha, no ponto!

No entanto, qual é o papel do álcool no processo?
Bem! O álcool, ajudará na redução do ponto de fusão da água, apesar de que a condutividade térmica dele ser aproximadamente três vezes menor que a da água. Além disso, o álcool evapora mais rápido, servindo como reforço na "retirada" da energia térmica da cerveja.

Por fim, recomenda-se gelo triturado, para aumentar o efeito e obter-se uma temperatura mais homogênea, pois quanto maior for a superfície de contato do gelo, mais rápido será o resfriamento.


Enfim, lembre-se: SE BEBER, NÃO DIRIJA!

terça-feira, 16 de março de 2010

Curiosidade - Porque o gelo gruda no metal?

A água se transforma em gelo a zero grau Celsius, mas o quando o gelo sai do congelador ele está abaixo de zero. Quando você encosta um metal à temperatura ambiente o gelo derrete um pouco ao entrar em contato. Acontece que os metais tem baixa capacidade térmica. Então o metal entra em equilíbrio térmico com o gelo rapidamente, adquirindo uma temperatura abaixo de zero. Como conseqüência, a água que o metal tinha derretido volta a se solidificar, agindo como "cola" entre o a pedra de gelo e o metal.
O mesmo efeito acontece quando um corpo molhado encosta num corpo gelado. Se você tentar pegar uma gaveta de gelo com a mão molhada verá que ela gruda por um pequeno instante. E se tiver a ocasião de ir a um pais frio durante o inverno (EUA, Europa, Argentina), nunca deve segurar um portão ou uma barreira de metal com a mão molhada,
Este texto faz parte da resposta de um estudante de mestrado e um professor do Instituto de Física da USP. Para saber mais acesse o site: http://www.if.usp.br/fisico/respostas.html

domingo, 14 de março de 2010

Transmissão de calor (música)

Transmissão de calor


O calor é uma forma de energia trasferida de um corpo para outro devido a diferença de temperatura existente entre eles. Essa transferência de energia pode ocorrer de três formas distintas:

Condução: A energia passa de molécula para molécula sem que elas sejam deslocadas.

- Exemplo: aquecendo-se a extremidade de uma barra metálica, as moleculas passam a vibrar com maior intensidade, transmitindo essa energia adicional às moléculas mais proximas, que também passam a vibrar mais intensamente e assim sucessivamente até alcançar a outra extremidade.


Convecção: Ocorre principalmente nos fluídos (liquidos e gases). A transmissão do color se dá através do movimentos desses fluidos. Onde o menos denso sobe e o mais denso desce.


Radiação: É a transmição de energia através do espaço.

- Exemplo: Calor que o Sol transfere para a Terra. Não há um meio material entre eles, o calor propaga-se por meio de ondas eletromagnéticas.